Modelo 3D - Cálice funerário Jê

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mineração ameaça Caraça

Manifesto em defesa desta serra, em MG, quer ver cumprido seu tombamento

Enviado por Marcos Miranda

 



A omissão do Estado de Minas Gerais, segundo manifesto em prol da Serra do Caraça, está deixando de proteger esse patrimônio cultural e ambiental mineiro, já tombado para fim de conservação, além de tê-lo declarado unidade de conservação na modalidade de Monumento Natural (mesmo não sendo ainda delimitadas as respectivas áreas de proteção). Nas duas solicitações, elas estão embasadas, respectivamente, nos art. 84 e do art. 251 ADCT da Constituição do Estado de Minas Gerais.

O último artigo, inclusive, determina: “A exploração de recursos hídricos e minerais do Estado não poderá comprometer os patrimônios natural e cultural, sob pena de responsabilidade, na forma da lei”. Na prática, não é o que se vê. O Santuário do Caraça (http://www.santuariodocaraca.com.br/inicial.php), localizado na região, está sofrendo sérias ameaças de mineradoras locais. Em outras palavras, elas pretendem não só minerar no seu entorno, como até construir um mineroduto, utilizando-se das águas das cachoeiras.

Em função disso, a sociedade civil se organiza para barrar o provável estrago (diga-se, mais um entre os inúmeros na área ambiental deste País). Quem quiser fazer coro ao movimento ou mesmo se preocupa com os rumos do Meio Ambiente, pode participar acessando o abaixo-assinado disponível na página http://www.santuariodocaraca.com.br/cultura/abaixo_assinado_em_defesa_da_serra_do_caraca.php.

Se preferir, pode amplificar o movimento, repassando o endereço a outros interessados no assunto.

Publicado pela EPTV.com em 18/01/2011 às 11:27h

Nenhum comentário:

Postar um comentário