Modelo 3D - Cálice funerário Jê

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Modelo 3D para as pinturas do abrigo Posse Grande

G. Henriques

Fruto de uma parceria entre a empresa Rolling Drone Geotecnologias e o Museu Arqueológico do Carste (MAC), foi feito um modelo 3D (em três dimensões) do painel de pinturas rupestres do abrigo de Posse Grande, um sítio arqueológico localizado no Distrito de Corumbá, na divisa entre os Municípios de Arcos e Pains - MG. Talvez o sítio arqueológico mais significativo em termos de quantidade e diversidade de grafismos rupestres de todo o Carste do Alto São Francisco, território que ocupa uma área com cerca de 1.500 km².

Seu painel de pinturas rupestres apresenta centenas de figurações. Os temas representados são majoritariamente zoomorfos (animais), seguidos de figuras abstratas e antropomorfos (humanas). As cores predominantes são o vermelho, o amarelo e o branco.

Os temas representados alinham estas pinturas com a Tradição Planalto, a qual tem ampla dispersão no Planalto Central. Mas o fator que as destoa de registros semelhantes em outras regiões é a combinação de duas cores contrastantes, além da utilização de preenchimentos elaborados. Esta forma de tratamento colorido evoca a Tradição São Francisco, presente em todo o vale do rio homônimo.

Essas pinturas podem ser interpretadas como representações ritualísticas de passagens do cotidiano de grupos caçadores-coletores do Período Arcaico, que teriam ocupado a região entre 9.000 e 7.000 anos atrás. As representações de cervídeos flechados, por exemplo, evocariam cenas de caça. As figuras humanas poderiam estar representando tanto indivíduos com pintura corporal, quanto divindades mitológicas.

Clique na imagem para ampliar. 1. Painel principal com pinturas rupestres, sítio arqueológico Posse Grande. 2 e 3. Operação do drone para o levantamento fotogramétrico, que consiste na captação sistemática de imagens.

O modelo 3D permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do globo, a partir de um computador, possa fazer uma visita ao sítio arqueológico, contemplando as pinturas em um ambiente virtual que simula a tridimensionalidade do painel com alta fidelidade. É uma tremenda ferramenta de divulgação do patrimônio cultural arqueológico de nossa região, funcionando ainda como ferramenta de pesquisa tanto para estudantes quanto para profissionais do meio.

Todo o trabalho de levantamento fotogramétrico e elaboração do modelo 3D foi feito por Paulo Rodrigo Simões, da Rolling Drone Geotecnologias. O MAC forneceu acesso a seu acervo e assessoria técnica através do arqueólogo da instituição, Gilmar Henriques, que municiou o modelo com informações e textos sobre o sítio arqueológico e seu registro pictural.

Para ver o Modelo 3D do sítio arqueológico Posse Grande em português clique aqui.

Para ver o Modelo 3D do sítio arqueológico Posse Grande em inglês clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário