Modelo 3D - Cálice funerário Jê

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A riqueza arqueológica do Alto Tapajós

Por Bruna Rocha
Publicado no Tapajós Livre em 24/02/2011


Vaso encontrado no fundo do rio
Em março do ano passado, 24 sítios arqueológicos do período pré-colonial foram identificados com a ajuda dos moradores das localidades de Montanha e Mangabal, no Alto Tapajós.

Os sítios apresentam terra preta de índio, machados de pedra polida e fragmentos cerâmicos.

A presença de fragmentos cerâmicos e de vários machados polidos (que teriam sido utilizados para a criação de áreas de plantio) indica de que podem se tratar de grupos indígenas sedentários, possivelmente agricultores – uma hipótese fortalecida pela presença de sítios com terra preta de índio.

Sabemos hoje que a terra preta de índio, o tipo de solo mais rico da Amazônia, é produto de ocupações humanas passadas.

Artefatos de pedra lascada também foram identificados, possivelmente evidenciando ocupações indígenas mais antigas ainda, que não fabricavam cerâmica e que viviam com base na caça, pesca, coleta e manejo de plantas.
Alguns dos sítios arqueológicos também foram posteriormente habitados por seringueiros que chegaram à região durante o primeiro e segundo cíclo da borracha.

Estas evidências deixam claro que a região do Alto Tapajós possui uma longa e rica história que, embora ainda pouco conhecida, possui alto potencial para desenvolvimento de pesquisas.
A localização dos sitios arqueológicos recenseados pode ser examinada no nosso mapa interativo.

Bruna Rocha é formada em História pela Escola de Estudos do Oriente e da África (SOAS), da Universidade de Londres, e mestranda em Arqueologia no Instituto de Arqueologia, da Universidade de Londres (UCL). Também trabalha como tradutora

Raimundo Colares dos Santos encontra fragmento cerâmico no sítio Cabeceira da Montanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário