Modelo 3D - Cálice funerário Jê

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MAC recebe artefatos Marubo

O museu recebeu recentemente uma doação preciosa. Trata-se de três artefatos indígenas: uma belíssima lança e dois vasilhames cerâmicos. O painense Elisson Castro Alves que trabalha na Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Atalaia do Norte, no Estado do Amazonas, adquiriu os artefatos ao longo de seus trabalhos junto aos Marubo, a fim de integrá-los no acervo do MAC.
Os Marubo são um grupo indígena que vive no alto curso dos rios Curuçá e Ituí, na bacia do Javari, na Terra Indígena Vale do Javari, junto com os Korubo, Mayá, Matis, Matsés, Kanamari, Kulina Pano, entre outros povos isolados. É uma região cheia de pequenas colinas, com cimos não raro ligados por cristas entre si, coberta pela floresta amazônica (Fonte: Instituto Socio Ambiental - ISA).
Os três artefatos que o museu recebeu são utilitários, de uso cotidiano, as mulheres Marubo utilizam este tipo de vasilhame cerâmico para servir bebidas e alimentos. Já a lança, utilizada em confrontos, vem caindo em desuso, mas ainda é um artefato comum entre os homens. Ela foi fabricada sobre uma peça inteiriça do cerne de uma palmeira.

1 a 3.  Lança e vasilhas Marubo integradas ao acervo do MAC. 4. Expedição da Funasa ao Vale do rio Javari, em Atalaia do Norte - AM. 5. Rio Ituí, afluente do rio Javari. 6 e 7. Aldeia indígena no vale do rio Ituí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário