Modelo 3D - Cálice funerário Jê

segunda-feira, 15 de maio de 2017

"MARCA DE FOGO": lançamento do livro em Pains, dia 19!

O MAC convida a todos para o lançamento do livro "Marca de Fogo: quilombos, resistência e a política do medo - Minas Gerais, século XVIII", que acontecerá no próximo dia 19, sexta-feira, a partir das 18h. Na oportunidade, o autor do livro, Prof. Pablo Lima, irá ministrar uma palestra sobre sua pesquisa e responderá a perguntas do público.

A obra, publicada pela Editora Nandyala, faz uma revisão crítica da historiografia sobre quilombos no período inicial de formação de Minas Gerais. Mais especificamente, o autor aborda o tema do medo registrado por parte dos colonizadores em relação à resistência negra contra a escravidão.

Pablo L. Lima pesquisa história dos quilombos desde 2003. Em 2008 concluiu sua tese de Doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio na Universidade de Columbia, EUA, trabalho que deu origem ao livro. Atualmente é professor da Faculdade de Educação (FAE/ UFMG), atuando nos cursos de História, Pedagogia, Licenciatura e Educação do Campo (LeCampo), Formação intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) e no Programa de Mestrado Profissional.

Para ele, seu livro é relevante por trazer à luz aspectos sombrios da realidade mineira ao longo do século XVIII. A obra aborda um assunto que perpassa a sociedade brasileira até os nossos dias: as relações de dominação articuladas a questões étnicas e sociais herdadas do período escravista.

Clique na imagem para ampliar.

O lançamento do livro Marca de Fogo constitui um dos eventos da programação do MAC para a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo IBRAM entre os dias 15 e 21 de maio. O tema abordado pela obra casou perfeitamente com o tema da Semana de Museus deste ano: "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus".

15ª Semana Nacional de Museus / Evento:
Lançamento do livro e palestra/debate:
Marca de Fogo: quilombos, resistência e a política do medo - Minas Gerais, século XVIII
Editora Nandyala
282 p., ilustrado.
Local:
Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC)
19 de abril, a partir das 18h
Endereço:
Rod. MG-439, nº. 1.000
Centro
Pains - MG
(Saída para Formiga/Arcos)
Entrada Franca!

Informações:
Tel.: (37) 3323-5112
e-mail: mac@pains.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário