Modelo 3D - Cálice funerário Jê

terça-feira, 26 de julho de 2011

Educação Patrimonial no Museu

No dia 08 de julho o MAC recebeu um grupo de 27 funcionários da empresa Brasical, a fim de realizar uma oficina de educação patrimonial, organizada pelo Prof. Pablo Lima e a estudante em Pedagogia Laís German, ambos da Faculdade de Educação da UFMG (FAE) e pela equipe do MAC. Esta oficina integra o projeto de resgate do sítio arqueológico Amargoso.
As atividades tiveram início com uma palestra, ministrada pelo arqueólogo Gilmar Henriques, que tratou do patrimônio arqueológico do Carste do Alto São Francisco. Depois o grupo participou de uma visita guiada à exposição permanente do museu, intitulada Pré-história do Carste do Alto São Francisco, quando os visitantes puderam ter contato direto com um sem número de artefatos indígenas que remontam a ocupações humanas com idades que vão de 500 a 9.000 anos.


Um segundo momento da oficina pautou-se por uma discussão - a partir de uma perspectiva histórica  - sobre o sentido dos termos cultura e patrimônio cultural. O debate focou a importância da comunidade conhecer e valorizar seu patrimônio, envolvendo-se em sua preservação e proteção.
Nesse sentido, foi ressaltada a necessidade da elaboração e execução de projetos no campo do patrimônio cultural, justamente para divulgação de conceitos básicos da legislação brasileira que trata do assunto, para que a comunidade participe das decisões referentes a seus bens coletivos e, dessa maneira, exerça plenamente a cidadania.
A oficina foi encerrada com uma reflexão descontraída sobre a participação popular nas políticas de proteção e preservação do patrimônio cultural. A discussão foi feita a partir de conceitos trabalhados ao longo do dia e de um vídeo divertido que apresentava uma situação insólita: um draconiano decreto de destruição e inundação de uma cidade em função do futuro desvio do rio São Francisco.
Tal decreto será executado por ninguém menos que Muammar Gadhafi, o novo inimigo do ocidente. Na edição foram utilizadas imagens da TV Estatal da Líbia e do longametragem brasileiro de 2003 "Narradores de Javé", o qual teve direção de Eliane Caffé e roteiro de Eliane Caffé e Luiz Alberto de Abreu.



Apoio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário