Modelo 3D - Cálice funerário Jê

domingo, 21 de novembro de 2010

SUPRAM visita o MAC!

Em 08 de outubro deste ano o MAC teve a honra de receber 10 técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Alto São Francisco (SUPRAM-ASF clique aqui). As SUPRAM's têm por finalidade planejar, supervisionar, orientar e executar as atividades relativas à política estadual de proteção do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hídricos formuladas e desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais (SEMAD clique aqui). As mineradoras que atuam em nossa região, por exemplo, submetem seus projetos de implantação e funcionamento à SUPRAM-ASF, que julga a viabilidade e sustentabilidade de cada um, de acordo com os estudos realizados nas mais variadas áreas: sociologia, biologia, espeleologia, arqueologia, etc.
Não é tarefa fácil. Os técnicos da SUPRAM-ASF analisam processos de licenciamento ambiental de empreendimentos espalhados por 55 municípios da região do Alto São Francisco, no centro-oeste do Estado.
Deste conjunto, aqueles 8 municípios que conformam o território do Carste do Alto São Francisco (clique aqui) têm chamado sua atenção, em função da quantidade e importância dos achados arqueológicos.
O grupo de técnicos realizou uma visita guiada ao acervo do MAC, às instalações do laboratório de arqueologia e à reserva técnica. O arqueólogo Gilmar Henriques ministrou uma palestra sobre "Arqueologia Regional do Carste do Alto São Francisco". Na parte da tarde houve uma discussão sobre a "Legislação de Proteção ao Patrimônio Arqueológico no Brasil", aonde se debateu os antecedentes das leis de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, e a evolução da legislação que inseriu a pesquisa arqueológica nos processos de Licenciamento Ambiental.
Foi uma espécie de "intensivão arqueológico" que demandou toda a sexta-feira.
O MAC envia saudações a toda equipe da Diretora Maria Cláudia Pinto, em especial a Paula Fernandes dos Santos, Diretora Regional de Apoio Técnico, que organizou o evento.

(Clique aqui para baixar slides Arqueologia Regional do Carste...)
(Clique aqui para baixar slides Legislação de proteção ao Patrimônio...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário