Modelo 3D - Cálice funerário Jê

sexta-feira, 13 de março de 2015

Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural no Licenciamento Ambiental

O Centro Universitário UNA, sediado em Belo Horizonte - MG, abriu as inscrições para uma Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural no Licenciamento Ambiental. O curso foi estruturado de modo a permitir que o Especialista em Arqueologia e Patrimônio Cultural no Licenciamento Ambiental adquira conhecimentos para atuar nas empresas como seu interlocutor com as equipes contratadas de arqueologia, arquitetura e patrimônio imaterial, como coordenadores de equipes de consultoria ambiental no âmbito do patrimônio cultural em processos de licenciamento.

Será capaz de auxiliar o empreendedor no dimensionamento e avaliação dos impactos e custos, propondo alternativas de implantação ou medidas mitigadoras e compensatórias ao patrimônio cultural.

A atuação deste profissional junto à empresa visa harmonizar o licenciamento ambiental e a proteção do patrimônio cultural com os planos de instalação do empreendimento, evitando atrasos desnecessários através do conhecimento das características peculiares a cada modalidade de patrimônio buscando a prevenção de inconformidades, litígios e danos não intencionais.

Diferenciais

O curso conta com pesquisadores, consultores, professores mestres e doutores de destaque no cenário nacional e aborda a parte teórica sempre vinculada com a prática, através de grupos de discussão, estudos de caso e trabalhos de campo.

Público-alvo

Graduados em nível superior nas diferentes áreas do saber que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos teóricos, técnicos e práticos nesse âmbito, tais como: arqueólogos propriamente ditos, administradores, antropólogos, arquitetos, biólogos, cientistas políticos, cientistas sociais, cientistas socioambientais, geógrafos, geólogos, gestores públicos e privados na área urbana, historiadores, jornalistas, pedagogos, psicólogos, arquivologistas, museólogos, engenheiros e outros.

Estrutura curricular

Módulo 1A
História e Teoria do Pensamento Arqueológico
Arqueologia e Patrimônio de Minas Gerais
Patrimônio Arqueológico
Métodos e Técnicas da Pesquisa de Campo em Arqueologia
Ética e Sustentabilidade – EAD

Módulo 1B
Antropologia Geral e Turismo Cultural
Estudo dos Registros Arqueológicos: lítico, cerâmica e arte rupestre
Patrimônio Material
Patrimônio Imaterial
Métodos e Técnicas de Pesquisa – EAD
Práticas Organizacionais (horário alternativo)

Módulo 2A
Técnicas e Métodos Arqueológicos
Mitigação e Compensação Ambiental no Meio Socioeconômico
Licenciamento Ambiental e Legislação
Educação e Gestão do Patrimônio Cultural
Competências Profissionais – EAD


Módulo 2B
Arqueologia Preventiva e Patrimônio Cultural
Museologia: Conservação, Preservação e Restauração
Geoprocessamento Aplicado ao Patrimônio Cultural
Estrutura e Funcionamento da Proteção ao Patrimônio Cultural
Tópicos Especiais (horário alternativo)
Trabalho de Conclusão de Curso – EAD

Carga horária
432 h/a

Previsão de início: Maio de 2015
Previsão de término: Dezembro de 2015

Um comentário:

  1. Esse curso é perfeitooo! Parabéns pela iniciativa, Sou estudante de meio ambiente e estou buscando exatamente esta linha de estudo dentro do licenciamento, mas infelizmente ainda não consegui encontra uma pós com este perfil aqui no Ceará...Gostaria de saber sobre o período de inscrição para a próxima turma, edital etc

    ResponderExcluir