Modelo 3D - Cálice funerário Jê

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pintura rupestre na Espanha pode ser a primeira feita por neandertais

Publicado no jornal Folha de São Paulo em 10/02/2012 - 15h22
DA "NEW SCIENTIST"

Pinturas rupestres encontradas na Espanha, mais exatamente em Málaga, podem ser as mais antigas já encontradas e também as primeiras de autoria de neandertais.

Os desenhos, que lembram a estrutura do DNA, podem ser de leões-marinhos que serviram de alimento para o grupo. Desde 1959, quando garotos que caçavam morcegos entraram nas cavernas Nerja, a questão está aberta.

A partir da análise dos restos de carvão, porém, os pesquisadores da Universidade de Córdoba puderam estipular recentemente a idade das seis figuras em cerca de 43,5 mil e 42,3 mil anos.

Se confirmada essa informação, elas seriam ainda mais antigas que as famosas pinturas com cerca de 30 mil anos da caverna Chauvet, na França.
 
Pesquisadores da Universidade de Córdoba acreditam que os desenhos podem ser de leões-marinhos. Reprodução Nerja Cave Foundation.

Até recentemente, pensava-se que os neandertais seriam incapazes de produzir trabalhos artísticos. Agora, o pensamento predominante é que eles tinham também a habilidade para lidar com simbolismos, imaginação e criatividade tal qual os humanos modernos.

Paul Pettitt, da Universidade de Sheffield (Reino Unido), classificou o achado "potencialmente fascinante". Ele acrescentou que é "vital" que os envolvidos saibam o quão antigas são as figuras.

Sem esse dado, é difícil determinar se foram mesmo os neandertais que traçaram o desenho ou se foram os Homo sapiens, que podem ter vivido no sul da Espanha no passado.

A análise não será finalizada até 2013 e as escavações continuam em andamento.
*  *  *
Assista a uma reportagem sobre as descobertas:
 
   
Reveja matérias do Blog do MAC que citam os neandertais:

Chegada antecipada
Linguagem humana tem origem na África, afirma pesquisa
Ancestral do homem demorou para dominar fogo, afirma estudo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário