Modelo 3D - Cálice funerário Jê

domingo, 10 de abril de 2011

Apreendido material arqueológico negociado pela internet

'Pedra de raio' foi encontrada em canteiro de obra no Mato Grosso do Sul

Solange Spigliatti
Divulgação
Peça estava sendo negociada por cerca de R$ 50 mil
da Central de Notícias

São Paulo, 8 - Foi apreendido nesta sexta-feira, 8, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, um
material arqueológico lítico que estava sendo negociado em um site de compra e venda pela internet, ao valor de cerca de R$ 50 mil.
Segundo a Polícia Federal, os agentes apreenderam uma "pedra de raio", forma popular como é conhecida o "machado de pedra polida", após receber denúncia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Campo Grande sobre a comercialização.
A. A. S., de 27 anos, funcionário da empresa responsável pelas obras de contenção às enchentes do córrego Prosa, informou que encontrou, há duas semanas, o material arqueológico no canteiro da obra localizada na Avenida Via Park próximo à Avenida Mato Grosso, no bairro Santa Fé, durante as escavações. De acordo com a PF, a comercialização, em território nacional, de bens arqueológicos obtidos em dissonância com as normas do Iphan, configura o crime de usurpação de bem da união, com pena de detenção, de 1 a 5 anos e multa.
Publicado no Estadão em 08 de abril de 2011 | 16h 16

Um comentário:

  1. Por que ele não procura um arqueólogo.. que vai fazer com que esse material seja divulgado de maneira orgulhosa para a ciencia nacional..

    ResponderExcluir