Modelo 3D - Cálice funerário Jê

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

EPA promove curso de Espeleologia no museu

Clique na imagem para ampliar.

O Espeleogrupo Pains (EPA) promoveu no dia 24 de agosto de 2014 mais um curso de “Introdução à Espeleologia”. O envento integrou a Jornada Espeleo Vigesiana do EPA, que esse ano comemora vinte anos de atuação em defesa do patrimônio natural e espeleológico de nossa região. A parte teórica do curso se deu na sala audiovisual do MAC.
Abrindo os trabalhos o Sr. Paulo José de Oliveira, espeleólogo e presidente do EPA,  falou sobre a institucionalidade da entidade, do seu fortalecimento e dos projetos que ora se desenvolvem na região do Carste do Alto São Francisco e, em especial, na cidade de Pains - MG.
Na sequência a explanação ficou por conta do espeleólogo Marcos Campello, membro do EPA e professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), que abordou a história da Espeleologia no Brasil e no mundo, e o desenvolvimento das pesquisas espeleológicas em nossa região.
Em seguida, Lucélio Nativo, professor do Departamento de Biologia da UNIFOR, discorreu sobre a história das ações do EPA no levantamento, preservação e estudo das cavidades naturais da região do Carste do Alto são Francisco. Sua palestra abordou ainda os preceitos técnicos e científicos que são a base da Espeleologia, além das principais características e processos de formação do relevo cárstico, entre eles: os conceitos de exocarste, endocarste e epicarste, a gênese de cavernas, a Bioespeleologia e a Paleontologia.

*Edição a partir de texto original de Paulo José de Oliveira – presidente do EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário