Modelo 3D - Cálice funerário Jê

domingo, 11 de setembro de 2011

Buracão dos Bichos

Uma equipe do MAC esteve trabalhando, no último mês de agosto, em busca do sítio arqueológico Buracão dos Bichos. Trata-se de uma caverna calcária situada no município de Piumhi, na extremidade Sudoeste da região do Carste do Alto São Francisco.
O sítio foi escavado em 1971 por uma equipe do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) do Rio de Janeiro. O material cerâmico encontrado neste sítio arqueológico embasou a tese do Prof. Ondemar Dias Jr., um dos principais nomes do Instituto, sobre a existência de uma variante estilística da tradição Una, denominada Piumhí. Dias Jr. sustenta que esta cerâmica,  que seria caracterizada por pequenos vasilhames, teria sido produzida por grupos de horticultores  pré-históricos que tinham nas cavernas o seu local de moradia permanente.
As escavações do Buracão possibilitaram as primeiras datações radiocarbônicas de nossa região. A amostra SI 2360 foi datada em 1840 ± 90 AP, em torno do ano 110 d.C. É a data mais antiga para ocupações ceramistas em nosso território.
Apesar da importância do local as indicações sobre sua localização eram um tanto vagas, havendo raras imagens, e de baixa qualidade, do sítio arqueológico. Sendo assim, nosso objetivo era localizar o Buracão dos Bichos, registrar suas coordenadas UTM, seu caminho de acesso e fazer um registro fotográfico do local e de seu entorno.
Nossas investidas tiveram sucesso no último dia 07, depois de cruzarmos informações colhidas junto a moradores de Piumhí. A caverna está inserida em um canyon do córrego Grande, tributário do rio São Francisco. Em seu interior foram encontrados um sem número de fragmentos de vasilhames cerâmicos indígenas, ossos de animais, conchas de moluscos bivalves, artefatos feitos em osso, e o fragmento distal de um machado semilunar.
Nossa equipe contou com a participação de Jader Caetano e Lucélio Nativo, do Espelogrupo Pains (EPA) e do arqueólogo Bernardo Lacale, do Instituto Mamirauá. Foi feito o registro das informações acerca do estado atual do sítio arqueológico e o MAC deverá entregar uma atualização da ficha de registro do Buracão dos Bichos no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNSA/IPHAN).

 
1. Canyon do córrego Grande, no qual está inserida a caverna. 2. Foto montagem que apresenta uma panorâmica dos salões da caverna Buracão dos Bichos. 3. Nicho da caverna que contém vários artefatos pré-históricos. 4. Amontoados de fragmentos de grandes vasilhames cerâmicos estão espalhados pelo piso da cavidade. 5. Fragmento distal de machado semilunar, artefato de rocha polida. 7. Fragmentos cerâmicos coberto por uma camada de escorrimento de cristal de calcita. 8. Osso de animal e concha de molusco bivalve no piso de um dos salões da caverna. 9. Opérculo e esporão de peixe, agulha feita em osso, todos encontrados no piso da cavidade.

Um comentário: