Modelo 3D - Cálice funerário Jê

domingo, 21 de novembro de 2010

ARPIA visita o MAC!

Em 23 de outubro o MAC recebeu a visita da organização não governamental ARPIA (Associação Regional de Proteção e Integração Ambiental) cuja sede fica em Carmópolis de Minas, no Alto São Francisco. O encontro foi organizado pelo presidente do Espeleo-grupo Pains (EPA), Lucélio Nativo, e pela presidenta da ARPIA, Cida Faleiro e André Luiz .
Os integrantes da ong vinham de uma longa jornada, que contou com etapas em Januária, no norte do Estado, e Cordisburgo, região com rochedos calcários e terra do escritor Guimarães Rosa.
A ARPIA empreende um projeto de conscientização ambiental junto a juventude local, este projeto de visitar pontos estratégicos do curso mineiro do rio São Francisco visa chamar a atenção para a necessidade de reflexão sobre os destinos do "rio da integração nacional" (clique aqui e aqui).
No MAC, integrantes da ARPIA e do grupo EPA assistiram a palestras sobre a arqueologia regional e o patrimônio espeleológico do território do Carste do Alto São Francisco (clique aqui). Eles participaram de uma visita guiada à exposição "Pré-história do Carste do Alto São Francisco: 12.000 anos a serem desvendados" (clique aqui), e visitaram o laboratório de arqueologia e nossa reserva técnica, aonde fica depositado nosso acervo.
Na parte da tarde deste dia foi feita uma atividade de campo, os estudantes foram levados a um sítio arqueológico situado junto à entrada de uma caverna, em um rochedo calcário, a fim de visualizarem um vestígio arqueológico in situ, no típico contexto regional. Depois eles foram encaminhados até o canyon do rio São Francisco, próximo à cidade de Doresópolis, um dos mais importantes marcos paisagísticos da região, hoje sob a iminência de desaparecer sob o reservatório de uma Usina Hidrelétrica.
Foi nesse local de beleza imponente que a ong ARPIA finalizou a etapa de campo de seu projeto. Na ocasião, os estudantes apresentaram poemas e composições de canções, dando conta das experiências vividas ao longo das viagens pelo Velho Chico.

(Clique aqui para baixar slides Arqueologia Regional do Carste...) 



Um comentário:

  1. A ARPIA trabalha intensamente em prol da valoração e proteção da Estação Ecológica Mata do Cedro, em Carmópolis de Minas, e teve papel fundamental em seu processo de delimitação de tombamento.

    ResponderExcluir