Modelo 3D - Cálice funerário Jê

domingo, 19 de junho de 2011

Geoarqueologia no MAC

O MAC recebeu nos dias 15 e 16 o geógrafo Eduardo Haddad. Ele visitou os sítios arqueológicos Abrigo do Ângelo e Amargoso, ambos escavados em 2010 e 2011.
O objetivo foi analisar os perfis estratigráficos que foram abertos pelas escavações em cada um destes locais, e recomendar análises pedológicas das camadas arqueológicas, a fim de resgatarmos informações sobre as populações que geraram os materiais antrópicos resgatados nas escavações.
Inicialmente deverão ser feitas análises de fósforo disponível e de carbono orgânico, que permitem estabelecer parâmetros químicos locais para o reconhecimento de solos alterados pela atividade humana pré-histórica. Os resultados serão publicados em uma tese de doutorado que será defendida no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) no próximo ano.
Todo o acervo coletado nestes dois sítios arqueológicos está depositado na reserva técnica do MAC, e vem sendo trabalhado em seu laboratório.
Eduardo Haddad trabalhou na sala de cartografia do MAC, doando seu trabalho para a exposição permanete do museu. Ele também é autor de uma dissertação de mestrado sobre a qualidade da água da bacia hidrográfica do rio São Miguel, rio que corta a cidade de Pains e é um dos principais tributários do alto curso do rio São Francisco.

1. Exposição sobre a utilização da tabela de cor de solos Munsell na identificação e análise preliminar de sedimentos. 2. Abertura de perfil em uma das escavações do sítio arqueológico Amargoso. 3. Análise da estratigrafia do sítio arqueológico Abrigo do Ângelo, na vila do Capoeirão, em Pains - MG. 4. Perfil estratigráfico evidenciado pelas escavações no abrigo, realizadas em 2010. A camada cinza que pode ser vista na faixa dos 30 cm de profundidade foi uma das que apresentou maior quantidade de vestígios arqueológicos.

Clique aqui para ler a dissertação de mestrado de Eduardo Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário