Modelo 3D - Cálice funerário Jê

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BBC Brasil: "Arqueólogos mapeiam túneis históricos de Nottingham em 3D"

Uma equipe de arqueólogos da cidade de Nottingham (clique aqui), no centro da Inglaterra, está usando um scanner a laser para produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de túneis da cidade.
Até agora eles documentaram 35 das 140 túneis acessíveis, escavados a partir da Idade Média.
O projeto começou em março de 2010. “Nós registramos um grande número de túneis nesse período, com diferentes idades e usos”, diz o arqueólogo David Walker.
Os cerca de 450 túneis de Nottingham foram explorados de diferentes formas ao longo dos anos, sendo usados como calabouços, depósitos de cerveja, fossas e abrigos antiaéreos.
O mapeamento, que deve durar dois anos e custar 250 mil libras (cerca de R$ 688 mil), está sendo financiado pela Universidade de Nottingham (clique aqui) e pelo English Heritage (e aqui), um órgão público responsável pelo patrimônio histórico inglês.

“Os túneis se revelaram uma parte importante da história de Nottingham por cerca de mil anos”, disse Walker.
A equipe de dois arqueólogos em tempo integral pode escanear um túnel simples em um dia, e as informações levam dois dias para serem processadas. Túneis maiores levam mais tempo.
O trabalho deve ser concluído em 2011. Todas as informações e imagens serão publicadas na internet no endereço: www.nottinghamcavessurvey.org.uk.

Publicado pela BBC Brasil / Cultura (clique aqui) em 22/11/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário