O MAC recebeu no dia 14 de junho a visita de uma turma formada por alunos e professoras do Curso de Bacharelado em Geografia, modalidade a distância, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Os estudantes eram provenientes dos Polos de Campos Gerais e Formiga. A visita foi organizada pelas Professoras Maria Luiza Grossi e Janise Bruno Dias. Este Curso de Bacharelado integra o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O grupo participou de uma visita guiada à exposição permanente: "Pré-histórica do Carste do Alto São Francisco: 12.000 anos a serem desvendados", e assistiu a uma palestra que discorreu sobre a arqueologia regional do Carste do Alto São Francisco e as ações do Museu Arqueológico do Carste desde sua inauguração no ano de 2010. A apresentação se centrou sobre a importância da paisagem cárstica para as pesquisas arqueológicas e sobre a interação entre a Arqueologia e a Geografia na produção do conhecimento científico sobre as ocupações humanas.
Clique na imagem para ampliar. Fotos por Marcia Rabelo e Poliana Fernandes. |
No dia 15 de junho o grupo realizou uma atividade de campo, da qual participou o arqueólogo do MAC, Gilmar Henriques. Foi feita uma visita a um grande maciço rochoso, situado na região do Corumbá, no município de Pains. A atividade se restringiu à zona do exocarste do maciço, o qual contém um sítio arqueológico em caverna, denominado Gruta da Ninfeta, mas o mesmo não foi visitado devido à fragilidade de seu registro arqueológico. O grupo visitou um pequeno abrigo sob rocha, destituído de registro arqueológico. Em seguida foi feita uma visita à comunidade de Corumbá, aonde os estudantes realizaram entrevistas com moradores do local.
1. Você será encaminhado para a página de compartilhamento de arquivos.
2. Clique em "DOWNLOAD".
3. Aguarde por 15 segundos e clique em "DOWNLOAD" novamente.