Modelo 3D - Cálice funerário Jê

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Museu recebe a visita da E. E. da Vila Boa Vista, de Arcos

No último dia 09, o MAC recebeu a visita de 27 alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual da Vila Boa Vista, da cidade de Arcos - MG. A visita foi organizada pelos professoras Ezequiela e Fabiana.

No museu o grupo participou de uma visita monitorada à nossa exposição permanente, intitulada "Pré-histórica do Carste do Alto São Francisco: 12.000 anos a serem desvendados".

Clique na imagem para ampliar. 1. Turma do 7º. ano em frente à sede do museu. 2. Sala da cerâmica indígena arqueológica. 3. e 4. Sala dos símbolos: registro fotográfico das pinturas rupestres do sítio arqueológico Posse Grande, situado em Arcos (3); grande urna funerária do sítio arqueológico Ninhal, situado em Iguatama (4).
 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Extensão Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural

Clique na imagem para ampliar.
Texto: ONG Ponto Terra
Finalmente, o primeiro de muitos cursos que serão realizados pela ONG Ponto Terra, com a proposta de “Extensão Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural no Licenciamento Ambiental de Empreendimentos: Patrimônio Material e Imaterial”. Este primeiro curso será ministrado pelo Professor Alexandre Delforge. 

Cada curso terá a carga horária de 20 horas e serão divididos por temática. O aluno interessado poderá realizar um curso isolado, uma temática ou todas as temáticas, recebendo certificados de 20 horas por curso avulso, 80 horas, 120, 180, 360 ou 420 horas.

A proposta completa do curso é:

Área 1 - Patrimônio Arqueológico no licenciamento (180h):
História da Arqueologia
Gerenciamento do P.A.
Patrimônio cerâmico: caracterização e preservação.
Patrimônio em Arte Rupestre: caracterização e preservação.
Patrimônio Lítico: caracterização e preservação.
Patrimônio Arqueológico Histórico: caracterização e preservação
Patrimônio Histórico Industrial: caracterização e preservação.
Critérios de recuperação de áreas degradadas.
Visitação aos sítios arqueológicos.

Área 2 - Patrimônio Imaterial no Licenciamento (100 h):
Caracterização do patrimônio Imaterial
Gerenciamento do PI
Legislação do PI -0 Estadual (MG)l e Federal
Visitação a grupos culturais registrados
Estudos de caso

Área 3 - Patrimônio edificado (140h):
Caracterização do PE
Gerenciamento do PE
Patrimônio móvel ou integrado caracterização e gerenciamento
Princípios de Restauro arquitetônico
Princípios de Restauro de Obras de Arte
Legislação do PE e do PMI - Estadual (MG) Municipal (BH) e Federal.
Visitação a Núcleo urbano tombado e a imóvel tombado isoladamente. (80 h)

Contamos com vocês!

Clique na imagem para ampliar.
 

Curso de desenho para arqueólogos

Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Expansão do Museu

G. H.
 
Em 28 de setembro tiveram início as obras de expansão do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC). A Prefeitura Municipal de Pains está pavimentando toda a área que fica em frente ao museu, são obras que integram a implantação do Parque Natural Dona Ziza, no qual o museu está inserido.

Já a empresa Imerys iniciou a construção de um edifício destinado a ser uma reserva técnica do MAC. A obra é fruto de um acordo celebrado entre a Imerys e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Superintendência de Minas Gerais (IPHAN/MG), que recomendou a expansão da reserva técnica do museu.

O projeto arquitetônico da nova reserva técnica foi elaborado pela Insight Arquitetura, sob a coordenação da arquiteta Cristiane L. Henriques. A fachada do edifício seguirá traços da arquitetura contemporânea, justamente para contrastar com os traços do edifício sede do MAC, um típico exemplar da arquitetura rural colonial brasileira. As obras estão sob responsabilidade da empresa Varanda Rabelo Construtora. O novo edifício terá uma área construída de 105 m².

Clique na imagem para ampliar. Obras de expansão do museu: pavimentação da área em frente ao museu e implantação da nova reserva técnica, com detalhes dos projeto arquitetônico.