O Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco - o MAC - completa hoje 5 anos de atividades. Implantado em 10 de abril de 2010 com a missão de proteger artefatos de cultura material indígena e divulgar o patrimônio cultural arqueológico da região do Carste do Alto São Francisco, o museu vem lutando para se estabelecer como instituição reconhecida por parte do público, especialmente aquele que reside em nossa região, bem como por parte dos profissionais que atuam na área de patrimônio cultural material: arqueólogos, museólogos, conservadores, restauradores, educadores e servidores públicos, entre outros.
Livro de assinaturas do MAC. |
Mais de 10.000 pessoas já visitaram nossa exposição permanente, em uma média superior a 2.000 pessoas / ano. Nosso blog, mantido na rede mundial de computadores, documenta mais de 60.000 acessos, é uma importante ferramenta de divulgação de nossas atividades e fonte de pesquisa para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Dezenas de moradores provenientes das cidades de Pains, Pimenta, Arcos, Formiga, Doresópolis, e alguns até de fora de nossa região, já realizaram doações de artefatos arqueológicos indígenas que foram integrados a nosso acervo. No campo da pesquisa, o museu já forneceu apoio institucional e guarda museológica gratuita para projetos de cunho acadêmico que foram executados no território do Carste do Alto São Francisco.
Estamos longe de completar a missão institucional assumida há cinco anos. As dificuldades são inumeráveis e os recursos diminutos. No entanto, a atual equipe do museu tem ciência que a despeito das intempéries tem-se pelo menos mantido o "rumo da embarcação". Queremos agradecer a todos que contribuíram para a implantação e funcionamento do MAC, à Prefeitura de Pains, ao IPHAN, ao IBRAM, e a todas as pessoas que se dedicaram ao museu, em algum momento deste breve período de nosso Tempo.
Clique na imagem para ampliar. |